26/04/2006 - Hoje é proibido fazer gol
by Guilherme Ceni
"... e ele toma mais distância porque quer que seja um daqueles gols que marcam época... E ele toma mais, mais, muito mais distância. Agora sim lá vem ele... olho no lanceee...
pelo amor dos meus filhinhos,
que defesaaaaa!!!"
|
Como não odiar alguém que tem prazer em estragar a maior alegria do futebol? |
É, ser goleiro não é fácil; mas depois de 102 anos de história (desde 1904), você se acostuma. E até passa a amar esta profissão!
Todos sabemos que nas peladas de rua (ou no Nou Park, estádio do Yes), a última posição a ser ocupada sempre é a de goleiro. Quem não é de nada sempre acaba indo pro gol. Ele é sempre aquela pessoa que não tem muita habilidade, que não sabe ser artilheiro e, se quiser jogar, tem que ir para o gol.
E quando o infeliz se revela um craque debaixo das traves, continua sendo eternamente perseguido pelo estigma da posição. Na maioria das vezes, é aquele que mais tem a mãe lembrada (depois do juiz é claro).
O ditado já diz que goleiro é tão amaldiçoado que, onde ele joga, nem grama nasce. A prova está aí, na foto ao lado.
O ex-goleiro e treinador Yustirch definiu a posição da seguinte maneira: goleiro não ganha jogo, apenas perde. Bem, na época dele ainda não tinha Chilavert, Rogério Ceni e, claro, Gui der Sar. Mas só eles não mudam a visão geral sobre esta nobre - porém ingrata - posição.
Por exemplo, será que alguém se lembra de alguma defesa do Barbosa?
Dificilmente, mas o gol fatal, sofrido na Copa de 50, ah, esse todos lembram... |
|
Interessante que, mesmo com todos os 'contras' da posição, tem quem não mude por nada. Afinal, o goleiro é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa rolar abraçado com ela pelo gramado.
Mesmo o YNTC, que sofreu com falta de goleiros por anos, agora conta com quatro deles em seu plantel. Já viu isso? Revezamento de goleiros??.
|
Gui Ceni, Thales Ravelli, Rafa Bracalli, Rogério Ceni, Caio Campos e Edugato Fernandez:
Alguns dos goleiros de hoje e de ontem do YNTC |
Mas o pior dos medos vem quando o time joga no esquema 0-0-10. Aqueles contra-ataques mortais, com 3 ou 4 adversários entrando sozinhos na sua área... (dá até arrepio de pensar).
Neste dia do goleiro só nos resta agradecer aos nosso eternos salvadores.
Obrigado Barbosa, Gilmar, Valdir Perez, René Higuita, Jorge Campos, Taffarel, Marcos, Kahn, Buffon, Rogério Ceni e todos os outros que sempre estiveram (e estarão) lá na hora em que o gol adversário parecia inevitável.
E também temos de parabenizar atletas como Pitarelli, Maizena, Alencar, Gleguer, Clemer, Doni e Johnny Herrera, pela honra de algum dia terem conseguido vestir a 1 (ou a 12) em seus clubes.
|